Gerar Arquivos com PHP

1

Dezembro 18, 2012 por Firmino Changani

arquivos_ficheiros

Uma das grandes vantagens das linguagens server side é o poder que elas possuem em  manipular arquivos no servidor. É possível gerar, determinar o conteúdo do arquivo, deletar, e ainda comprimir o mesmo arquivo.

Com a evolução da web, os desenvolvedores deixaram de construir apenas paginas e passaram também a desenvolver web apps. Um exemple básico de aplicações web que manipulam arquivos são os editores de códigos contidos nos cpanel’s.

E ENTÃO?

Eu vou criar um simples script em PHP que gera arquivos .html, inserir conteúdo dentro, e ainda deletar os aquivos criados no servidor.

Para criar um novo ficheiro com conteúdo existe um comando php com a seguinte sintaxe: file_put_contents(filename , data); O filename recebe o nome do ficheiro com a extensão e o parâmetro data recebe o conteúdo.

<?php

$nome = “index.html”;
$conteudo = ”
<!doctype html>
<html>

<head>

<title></title>

</head>

<body></body>

</html>

“;
$arquivo = file_put_contents($nome, $conteudo);
?>

O script acima cria uma ficheiro com a extensão .html e também já insere conteúdo no mesmo, que no caso é a estrutura básica do html, o melhor pra quem deseja gerar ficheiros com códigos de programação ou marcação é a Identação.

E DEPOIS?

Imagine que você criou um sistema que possui uma área que gera ficheiros, algo parecido com um editor de texto online, seria logico permitir ao usuário deletar o ficheiro por ele criado. O seu sistema não utiliza uma bd pra guardar o texto ele simplesmente gera um ficheiro real no servidor.

Nesse caso não é possível executar o comando DELETE do SQL porque os ficheiros estão no servidor.

E ENTÃO?

O super comando unlink() é a solução. Entendam que quando eu digo super comando é porque ele tem o poder de deletar uma diretoria inteira, mesmo que conter 1000 ficheiros. Por isso cuidado.

delete

 

A sintaxe do comando é simples: unlink(filename); Lembrando que o parâmetro filename corresponde a uma string com o nome do ficheiro ou diretoria que será deletada.

<?php

unlink(“index.html”);

?>

E pronto! o ficheiro criado foi deletado. Até ao proximo post.

One thought on “Gerar Arquivos com PHP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: